quarta-feira, 20 de maio de 2009

Modem ZTE MF626 3G da Oi no Mac!

Consegui fazer funcionar o modem ZTE MF626 da Oi no meu Mac OS 10.5 (Leopard). Vamos ao passo a passo:

- Baixei o connection manager do modem no site da Telstra (uma rede de telefonia australiana). O link: http://www.zte.com.au/main/Product_Downloads/MF626_downloads.htm

Este arquivo instalou os drivers e um software para conexão. No meu guia "network" no system preferences, surgiram 2 itens novos: ZTEUSB Modem e ZTEUSB Port.

- Fui na pasta Applications e abri o Telstra Turbo Connection Manager, que também foi instalado junto com os drivers. Nele configurei os dados da Oi:

Telephone Number: *99***1#
Username: oi
Password: oi

APN: gprs.oi.com.br
DNS: Automático
PDP: Automático
Authentication Mode: PAP

Estou acessando da cidade de São Paulo (bairro da Penha, pra ser mais preciso). Visitei o SpeedTest  e consegui não menos do q 0.80 MB, mas teve picos de 1.20 MB de download. 

Espero que mais pessoas consigam seguir essas dicas. Seria interessante se postassem nos comentários a região do acesso e a velocidade atingida por vocês, usando o SpeedTest como parâmetro.

Mãos à obra! 

38 comentários:

Guzz disse...

Estou agora na Anhembi Morumbi da Av Roque Petroni. Fiz o SpeedTest e consegui 1MB de download.

Guzz disse...

Ainda na Anhembi Morumbi. o teste agora bateu 1.27MB de download.

Unknown disse...

cara eu comprei um velox desse da oi e não consegui instala no meu mac o que eu faço?

Guzz disse...

Daniel, qual é o erro que teu mac está mostrando?
eu tive uns problemas na instalacao. tive que insistir e reinstalar ele 2 vezes pra dar certo...

Guzz disse...

Estou agora no Metrô São Judas. Deu 0.99 MB de download.

Anônimo disse...

Aqui não funcionava o instalador enquanto eu estava tentando baixar ele pelo Firefox (arquivo corrompido). A solução foi baixar pelo Safari, que já fez a descompactação com as permissões corretas, e daí funcionou perfeitamente.

Guzz disse...

Estou em Santos! Praia do Gonzaga... e o Speedtest aponta 1MB de download...

Unknown disse...

Estou no Jd. Bonfiglioli Zona Oeste e aki meu velox 3g da OI só pega 2g no speedTest bateu 0,09 M

Unknown disse...

Descobri que na verdade não é necessário instalar o discador, se criar uma conexão dial-up utilizando o modem ZTE e colocar as configurações acima funciona normalmente!!!

Guzz disse...

Estou em casa, na Penha agora.
0.85MB ...

Unknown disse...

Para mim também deu certo..... Obrigado. Estou na pompéia, velocidade de 0,79 Maravilha!!!

ADC disse...

Quem não conseguir, tente fazer update no MacOS primeiro, no meu caso funcionou somente após o update.

Darwin Ribeiro disse...

Estou usando meu N95 como modem no meu Mac. Tá redondo. 0.95MB na Vila Mariana. Usei esse tutorial: http://www.gusleig.com/sos/2007/06/mobile/conectar-internet-gprs-com-k790-e-mac-osx-via-bluetooth/

Anônimo disse...

Aqui em Lorena-SP chego a 0,5 Mbps

SILVEIRA disse...

BLZ, SERA QUE VC PODE MA AJUDAR A FAZER O MEU MODEM FUNCIONAR? JA ESTA TUDO INSTALADO, MAS NAO CONSIGO COMFIGURAR OS DADOS DA OI NO Telstra Turbo.

Chiachiri disse...

Vc nao sabe o quanto sofri tentando fazer essa conexão! Quem diria, só me faltou o APN!
PErfeito! Ta funcionando TUDO agora!
Porem aqui em Campinas (bairro Cambui), dentro do 3G, to pegando no maximo 280kbps (35kb/s) de velocidado! Ta me decepcionando!

SILVEIRA disse...

Também já consegui fazer funcionar, so que a velocidade deixa a desejar. Estou em um bairro de Belo Horizonte onde esta coberto pelo sinal 3G e não passa de 1/2 mega. Também estou desanimado.

Unknown disse...

N Oi o atendimento é sofrivel eles nem sabem o que é mac, agora aqui em Itu qdo testo com um servidor de Salto cidade vizinha chega a 0.88mb agora qdo testo com um server de Barueri por exemplo chega a 0.50mb

Unknown disse...

Amigos

Estou tentando instalar aqui e não estou conseguindo. Uso Max OS X 10.4.9 tiger, e até agora nada. Instalei o telestra, configurei com os dados da oi, o software reconhece o modem e o chip, mas não habilita para clicar em conectar (o botao fica desabilitado). Alguem teve problema parecido? Alguma ideia de como resolver?

Desde já sou grato por qualquer ajuda.

Atenciosamente,

Guto

Guzz disse...

Guto, Aqui pra mim é normal o botão do connect demorar um pouco pra habilitar. demorar 'um pouco', coisa de 1 minuto no máximo.
Acompanha pelos ícones na parte superior do Telstra. Quando a gente pluga o modem, ele segue uma sequencia: primeiro vê o servico, depois qual estå disponivel (3G, EDGE ou GPRS), depois ele autentica e aí ele te habilita o botao do conectar.
Alias, o jeito simples de saber como tá o sinal é pelo led do modem: vermelho é sem serviço, verde é EDGE/GPRS e azul é o 3G.

Unknown disse...

Amigos,

Finalmente descobri que o que estava errado era a minha linha da oi. O pessoal da loja comeu bola e não habilitou ela direito, dai nao funcionava nunca. Agora eu pedi outro chip da oi e coloquei e funcionou na hora. Muito bom esse telestra! Eu usava o launch2net em um sony ericsson md300 com a claro (arrrhhhg) e o software era muito mais limitado e instavel. Parabens pelo post e obrigado pelas dicas.

Abraço

Guzz disse...

Metrô São Judas e tá dando 0.35mb ...

ultimamente esse Oi ta ridiculo de lento... isso quando dá pra usar.

ontem fiquei das 22h10 até 1h tentando usar e nao consegui: ele conectava mas nao navegava... uma porcaria.

Unknown disse...

Funciona também com o discador da Claro. Basta alterar as configurações para os dados da Oi. Baixe o discador da Claro para o ZTE MF626 aqui: http://www.ztebrasil.com.br/product/terminais/download/

Unknown disse...

Esqueci de comentar que este discador saiu ontem. Espero que saia um oficial para Oi em breve.

Unknown disse...

Estou em Nova Lima (fronteira com BH). Vejam o resultado do teste:
[URL=http://www.speedtest.net][IMG]http://www.speedtest.net/result/513035769.png[/IMG][/URL]

Unknown disse...

O link no comentário anterior ficou meio estranho. Segue novamente: http://www.speedtest.net/result/513035769.png

Unknown disse...

Tenho o 3G da OI há uns 2 meses, sempre tive uma ótima conexão, porém desde 9 de julho tá um lixo.. a conexão cai toda hora e qdo conecta demora uns 20min. pra abrir a página da uol por exemplo. Alguém mais está com este problema??

Unknown disse...

Falai, Gustavo

Cara, eu estava com o Oi 3g em SP e funcionou bem por uma semana. Depois (acho que perto de 9 de julho) a coisa desandou. A conexão caia o tempo todo e travava, levando mto tempo para carregar qualquer pagina. Como eu ainda to naqueles 2 meses gratis, ainda nao cancelei, mas qdo terminar o período gratis, nao vou renovar. Uma pena. Parecia um serviço bom a um preço justo (R$ 59,00/mes para 1MB/s).

Reativei a minha linha 3g da claro e to usando com os problemas de sempre (cobertura ruim, atendimento pessimo). Vou tambem processar a claro pelas pataquadas que eles fizeram comigo nesse periodo, mas isso é outra historia. A verdade é que esse serviço 3g é muito ruim, instavel e caro no Brasil, mas como nao tem competiçao aqui, é isso ou nada.

Boa sorte com a sua internet

Abraços e boa sorte

nozap disse...

Consegui instalar o aplicativo tudo numa boa. Porem ao tentar conectar, ele desconecta qndo vai efetuar a autenticacao e aparece a mensagem que houve um erro na negocia PPP com o servidor. Como devo proceder?

Alguem me ajude por favor!!!
Grato

Unknown disse...

Primeiro veja se antes de o modem discar ele acende a luz azul ou verde, ao inves da vermelha. Isso mostra que ele esta encontrando a rede. Se na hora de autenticar ele está falhando, acho que podem ser 2 coisas:

1-Vc configurou errado os dados de usuário, senha, etc.

2-Seu chip está bloqueado pela operadora por falta de pagamento ou outro motivo. Tive esse problema com a claro, quando fui discutir uma fatura com eles. O modem encontrava a rede mas nao conectava.

Se nada funcionar, leve na loja e reclame.

Abraços

Guto

nozap disse...

A luz do modem está azul indicando rede 3g, removo o modem e coloco no pc, ele conecta normalmente. No mac, o discador ativa o modem porém quando aparece a mensagem "establishing network connection " no status do discador, ela fica por um bom tempo até aparecer que a conexão foi terminada e o aplicativo de rede do osx descreve a seguinte mensagem:

"Não foi possível negociar uma conexão com o servidor remoto PPP. Por favor, verifique seus ajustes e tente novamente."

Já refiz vários testes, reconfigurei varias vezes , tentei o discador da claro informado no tutorial de outro site.. porém ocorre o mesmo erro.

Tenho que liberar alguma permissão no osx será?

Unknown disse...

Cara, acho que não precisa liberar nada no mac não. Alias, essa é uma das vantagens do Mac: vc não tem que ser um hacker para conseguir usa-lo.

No seu caso,eu tentaria reinstalar o programa gerencidor da conexão, deletando ele dos aplicativos, baixando com o safari (o firfox as vezes baixa com erros), e depois configurando linha por linha os parâmetros de configuração.

Se vc tiver algum amigo que tenha uma banda larga 3g que funcione em um macbook, pode colocar o seu do lado do dele e conferir as configurações em geral (de rede, de segurança, etc). Outra coisa que eu lembrei agora é que no meu macbook o osx reconhece o modem zte mf626 como um dispositivo de rede por bluetooth, mas funciona normal (embora no começo tenha dado algumas loucuras com os endereços ips que ele pegava, pq conflitavam com os endereços ips que eu usava no parallels). Ainda sim. funcionou normal desde que eu coloquei um chip Oi ativado.

Tenta aí e conta para gente se deu certo.

Abraços

Guto

nozap disse...

fiz vários testes e mesmo assim não consegui.

Eu preciso inserir os dados nas preferencias de rede do mac os x, na opção do modem que aparece ou apenas no discador que baixei??

Grato

GivaMan disse...

Alguem ai sabe se esse modem citado no Post precisa de alguma configuração mais específica pra funcionar no MAC OS X?????

Eu tenho ele pela Vivo, mas to com problemas pra fazer UpLoad

Bruno Diniz disse...

Cara, muito obrigado. Em nenhum forum de mac eu achei uma explicação decente, o link correto. Funcionou.
Ajudou muito!
Abraços

Unknown disse...

Não consigo instalar o ZTE MF626 no Snow Leopard.
Agradeceria se alguém postasse uma solução!

Morphews666 disse...

E ai pessoal.... dificil naum... eu sofri muito mas finalmente tive sucesso com o ZTE MF626 na OI rodando a partir do MAC OS. mas isso eh passado... vai ai uma dica... instale o discador da CLARO, isso mesmo, a concorrente da OI! o link eh http://www.ztebrasil.com.br/product/terminais/download/200907/P020090707728667646937.zip e configure com o numero *99# (eh somente isso mesmo, bem diferente do que tem em outros blogs) o resto eh tudo igual... boa sorte.

Unknown disse...

oi obrigada pelas orinetacoes!! baixei agora o link para o chip da OI em meu macbook, porem ao conectar ha um aviso NEXT Metwork dizendo em ingles que haverá um custo para manter o roaming status....vcs ja ouviram falar disso?? alem do OI preciso pagar algo mais??
eu cliquei OK e a internet funciona, porem tenho este receio de ter que pagar algo mais. Se alguem puder me ajudar a entender isso agradeço muito,
obrigada!