terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mashups

Devo confessar que quando me deparei com o link sobre os 10 melhores mashups da web fiquei um pouco confuso e demorou um pouco até entender o que são mashups. Segundo a definição de Daniel Nations (about.com), mashup "é uma aplicação web que pega informações de um ou mais serviços da internet e as apresenta numa nova maneira ou com um layout único". Achei isso meio amplo demais mas, felizmente, o autor postou logo como primeiro exemplo o ótimo MusicMesh. Utilizando o banco de dados do Audioscrobbler, capas de cd's do Amazon e vídeos do Youtube, o MusiMesh mescla esses três recursos e nos entrega uma nova forma de ouvir um cd e conhecer novos artistas e músicas relacionadas. Ótimo passatempo para quem não vive com o som desligado. Fiquei imaginando alguns mashups que seriam bem úteis para mim e talvez para você também. Seria bem interessante uma aplicação que mesclasse dados do centro de engenharia de trânsito e do Google Maps e informasse rotas alternativas para fugir de um congestionamento. Ou um mashup que indicasse num mapa onde estão os preços mais em conta, baseando-se numa lista de compras criada por um usuário.
E você, qual é o mashup que você gostaria que existisse?

2 comentários:

Unknown disse...

Mashups que eu gostaria? Hummmmm, deixa eu pensar... Mash ups que indicassem modelos novos de tênis de acordo com os últimos que comprou, ou de acordo com as roupas que comprou... que tal?

Romero Tori disse...

Olá Guzz.
Muito bom e esclarecedor seu post sobre Mashups.
Abs
Romero